As 20 regras do sucesso de Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil
Apresentado
como o “conquistador da América” pela revista, Lemann é hoje o brasileiro mais
bem-sucedido no exterior.
Enquanto
o ex-bilionário Eike Batista perde seu status de celebridade global dos
negócios, outro brasileiro começa a chamar, cada vez mais, a atenção de
investidores e da mídia. Trata-se de Jorge Paulo Lemann, hoje o brasileiro mais
bem-sucedido no panteão do capitalismo mundial, segundo a revista americana
Forbes.
Apresentado
como o “conquistador da América” pela Forbes, Lemann é lembrado pela sua
capacidade de costurar grandes negócios e, depois, de torná-los muito
lucrativos. A revista lembra a trajetória que o levou de fundador do Banco
Garantia à criação da AB Inbev, maior cervejaria do mundo, e à compra do Burger
King e da Heinz – esta última, em parceria com o megainvestidor Warren Buffett.
Lemann é,
hoje, o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em 17,8 bilhões de
dólares pela Forbes – o que o torna, também, o 33º na lista geral, que, neste
ano, contou com quase 1.800 bilionários em dólar.
Baseada
no livro Sonho Grande, de Cristiane Correa (ex-editora-executiva de EXAME), que
conta a trajetória de Lemann e de seus inseparáveis sócios Marcel Telles e
Carlos Alberto Sicupira, a Forbes listou o que chamou de 20 regras do sucesso
de Lemann.
Veja, a
seguir, quais são elas, segundo a revista:
1. Boas
pessoas, trabalhando como um time e com objetivos comuns, são o mais importante
e diferenciador ativo de um negócio.
2.
Encontrar, treinar e manter boas pessoas são um constante desafio para todos os
shareholders.
3. Os
ganhos das pessoas devem ser estimulados, reconhecidos e balanceados de acordo
com os interesses gerais da companhia.
4. A
avaliação das pessoas é um item essencial e construtivo para o negócio.
5. A
principal função dos líderes de um negócio é escolher pessoas melhores que
eles, para manter a companhia no caminho, mesmo sem os líderes.
6. A
liderança é exercida por meio de ideias claras e pelo exemplo diários nos
menores detalhes.
7.
Debater é importante, mas tudo o que for considerado deve ter um responsável
por ele, e, ao final, alguém precisa tomar uma decisão.
8. O
senso comum é sempre melhor que as ideias complexas. O simples é sempre melhor
que o complexo.
9. Um bom
negócio está sempre procurando crescer. Qualquer que seja o grau de sucesso,
sempre há espaço para melhorar. Isso assegura a competitividade.
10.
Sempre corte custos. Isso é algo que está sob seu controle e assegura sua
sobrevivência.
11.
Inovações que criem valor são úteis, mas copiar o que funciona bem é um caminho
mais prático.
12. A
educação e o aprimoramento das pessoas deve ser um esforço contínuo e
incorporado à rotina de trabalho.
13.
Apareça no noticiário apenas com resultados concretos.
14. Foco
é o essencial.
15.
Comunicação e transparência com informações-chaves ajudam a educar e a
impulsionar todos na mesma direção e a criar vantagens competitivas.
16. Cuide
de sua retaguarda.
17. Ser
ético sempre é fundamental.
18.
Demora muito para construir uma reputação, que pode acabar rapidamente.
19. Para
chegar ao pote de ouro no fim do arco-íris, você deve percorrê-lo, mas sempre
por um caminho lucrativo.
20. Um
grande, desafiador e compartilhado sonho é essencial, e ajuda todos a trabalhar
na mesma direção.
FONTE: EXAME.com
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