Confira quais aspectos aumentam a sua atratividade
profissional a ponto de ser disputado por headhunters, segundo dois deles.
Alguns aspectos aumentam as suas
chances de receber uma ligação inesperada de um headhunter
São Paulo – Nada melhor do que a
ascensão profissional bater a sua porta. Receber uma inesperada ligação de um
headhunter sondando sua satisfação no atual emprego, seguida de um convite para
uma conversa deixa qualquer um com um sorriso no rosto e a certeza de estar
fazendo um bom trabalho.
Mas esse tipo de situação
acontece com quem? Como ser “caçado” pelos recrutadores e atrair propostas de
emprego sem procurar? Confira as dicas de dois especialistas:
1 - Tenha uma habilidade
valorizada pelo mercado
Investir em um conhecimento que
pouca gente tem é uma das formas de chamar a atenção do mercado, segundo Maria
Beatriz Henning, da Exceed Executive Search.
“Um exemplo é uma pessoa que atue
no mercado de resseguros, em que uma movimentação acaba gerando um efeito
dominó e começa a procura porque é um profissional que tem uma característica
específica, que é rara”, diz Maria Beatriz.
Funções que sejam novas no
mercado também dão visibilidade aos profissionais que nelas apostam. “Nesse
caso a habilidade dele vai ser valorizada também”, diz ela.
2 - Atue em uma área em
alta
Este é um aspecto que,
pontualmente, pode fazer um profissional ficar disputado pelo mercado. “Se é um
mercado que está com muita demanda de profissionais, a atratividade é maior
também”, diz Maria Beatriz.
Mercados de óleo e gás, de
tecnologia e de engenharia em geral são alguns exemplos de áreas promissoras e
com muitas oportunidades profissionais.
3 - Trabalhe para uma
empresa com bons resultados
Os bons resultados da empresa
contribuem para a valorização do passe da equipe de funcionários. “As empresas
que contratam as consultorias de recrutamento ainda se atraem muito pelo nome
das companhias pelas quais o profissional passou”, diz Thiago Pimenta, sócio da
FLOW Executive Finders.
“Um trader de renda fixa que
esteja em um banco de investimentos conhecido por alcançar bons resultados vai
ser procurado”, diz Maria Beatriz. De acordo com os dois especialistas,
empresas de renome, por si só, já trazem visibilidade. “Grandes empresas acabam
impactando positivamente na atratividade do profissional”, diz Pimenta.
“Mas se a pessoa não estiver em
uma instituição que seja vitrine deve procurar fazer um trabalho que traga mais
visibilidade. O mercado se fala e, mais hora menos hora, as grandes
instituições vão procurá-la”, diz Maria Beatriz.
4 - Empresas que investem
na formação de profissionais são vitrines
Estar em uma instituição que
tenha como missão ou valor o investimento no treinamento e desenvolvimento da
carreira de seus funcionários é outro aspecto que aumenta a atratividade,
segundo eles. “Existem instituições que notoriamente formam profissionais, para
gestão, para vendas, por exemplo”, diz Maria Beatriz.
5 - Invista na sua formação
acadêmica e corporativa
A formação acadêmica é um
chamariz. “Um mestrado fora do Brasil em uma escola top chama a atenção”, diz
Maria Beatriz.
De acordo com Pimenta, a
preocupação deve ser não só com a formação acadêmica, mas também com a formação
corporativa, ou seja, aquela que ele adquire com a prática. “É ter a
preocupação em ter um job rotation dentro da sua área”, explica.
Uma pessoa da área financeira que
tenha tido uma boa gama de experiências em diferentes ramos das finanças como
tesouraria, controladoria, contabilidade, e assim por diante, será, segundo
Pimenta, um profissional mais completo. “É um prato cheio para os
recrutadores”, diz.
6 - Apresente uma evolução
de carreira consistente
A trajetória de carreira pode
contar muitos pontos a seu favor. Não ficar pulando de emprego em emprego é
primeiro ponto.
“Quando é um profissional que
fica mais de 3, 4 anos em uma empresa, a gente percebe que ele é resiliente,
que fecha ciclos. Claro que há exceções como o mercado de tecnologia, por
exemplo, em que as pessoas giram mais rápido”, diz Maria Beatriz.
7 - Melhor marketing
pessoal é a sua reputação
De nada adianta compartilhar
conquistas e resultados atingidos no seu perfil do LinkedIn se a sua reputação
não acompanha o que você escreve. “Em última instância papel e perfil virtual
aceitam qualquer coisa”, diz Maria Beatriz.
Assim, explica Pimenta, ter um
bom networking é ter pessoas dispostas a recomendar o seu trabalho. “Existem
ferramentas, como o LinkedIn que aumentam a exposição do profissional, mas o
recrutador acaba fazendo um ‘check point’ e as recomendações vão referendar
essa pessoa”, diz.
8 - Frequente eventos e
congressos da sua área
Eventos, feiras e congressos da
sua área de atuação são ótimas oportunidades de aumentar sua rede de contatos
e, quem sabe, entrar no “radar” de pessoas influentes. “Acaba sendo uma forma
de se expor, conhecer pessoas e trocar informações”, diz Maria Beatriz.
FONTE: EXAME.com
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