17/08/2011

Você é visual, auditivo ou sinestésico?




Você é visual, auditivo ou cinestésico?
O profissional que identifica o perfil de comunicação do outro, independente da área de atuação, é mais valorizado e pode fazer muito mais pela empresa que atua. Os conceitos, técnicas e práticas da Programação Neurolinguística (PNL) é reconhecido mundialmente e as ferramentas podem ser aplicadas de forma imediata.

A famosa Programação Neurolinguística (PNL) ajuda a organizar em grupos os diversos padrões na hora da comunicação,  é um conjunto de ferramentas no qual ajuda a comunicar-se com excelência. Esse estudo que oferece estratégias para entender e organizar a complexidade do pensamento e comunicação do ser humano.  Pode-se dizer que a PNL é um estudo focado na comunicação, linguagem e no pensamento humano.

Uma pessoa que faz uso das ferramentas da PNL consegue obter mais resultados e com isso podemos concluir:
• Expansão das habilidades diante da carreira profissional e pessoal;
• Aumento da intuição, percepção, flexibilidade e da sensibilidade;
• Desenvolvimento da capacidade de expressar-se com clareza.
• Possibilitar a utilização imediata de alguns conceitos e ferramentas da PNL;
• Contextualizar melhor acerca dos estilos e situações mais comuns no seu ambiente profissional;
• Desenvolver um trabalho dinâmico e prático, que permita além da transmissão de conhecimento, o desenvolvimento das habilidades relacionadas.

Afinal, como é organizada a comunicação:
►AUDITIVOS;
►VISUAIS;
►CINESTÉSICOS.

Vamos usar como exemplo colegas de trabalho. O primeiro colega (processando no auditivo), chega ao trabalho e diz: “Bom dia, cheguei…”, o segundo colega (visual) responde com um acenar de cabeça, como se dissesse “olá, bom dia para você também”. Mas, como não comunicaram da mesma forma, apesar de ambos terem se cumprimentado cada um dentro do seu mapa de mundo, o primeiro (auditivo) fica de “cara feia” e o segundo (visual) passado um tempo diz: “Parece-me que esta chateado, esta muito calado!”. E o auditivo responde “Cheguei, disse bom dia, e você nem me respondeu” o visual logo em seguida  responde: “Respondi sim. Fiz balançando com a cabeça”.
Ou seja, como não comunicam da mesma forma a possibilidade dessa "confusão" de mapa de mundo pode-se estender e dar um bom "caldo" na produtividade.

Quando processamos no Auditivo
Os auditivos, como o nome indica, reagem e comunicam-se de uma forma verbal. É o tipo de cliente diz: “Boa tarde, eu quero isso, depois aquilo e mais isso” de forma pausada e ordenada. São pessoas decididas e analíticas, falam pausadamente, comunicam-se por palavras, números e modelos prontos e
não por gestos. Não resolve muito mostrar fotos, nem falar de cores ou outros estímulos visuais. A melhor forma de interagir com o auditivo é falar “Sim” de forma que o cliente perceba que você compreende o que ele diz. Mostrar o produto e o manual, ele tem necessidade de ler o manual e entender como funciona o produto ou processo.
- Afinal, como interagir com o auditivo:
Ter um tom de voz firme, muita atenção ao que ele diz e sempre manter o manual por perto.
Palavras-chave: manual, números exatos, informações verbais e precisas.

Quando processamos no Visual
Os visuais reagem a estímulos, é a pessoa que chega e diz: “Boa tarde, posso ver?” e já vai vendo. Processa muito rapidamente e as palavras muitas vezes não acompanham o pensamento, suas ideias fluem a todo vapor. Esse cliente fala muito rápido, tem opiniões expressivas e pula parte da conversa, inicia pedindo um item e de repente está solicitando o outro sem ter concluído o primeiro. Convém ajudá-lo na compreensão do que ele realmente precisa e ajudá-lo a tentar manter a ordem daquilo que necessita, de forma sutil e agradável.
- Afinal, como interagir com o visual:
Ele adora novidades e experimentar tudo que é novo. Para conquistá-lo de vez é necessário falar de forma entusiasmada, mostrar imagens, fazer gestos ao falar, ajudá-lo a sentir o resultado que seu produto vai trazer ou agregar.
Palavras-chave: imagens, gestos, novidades, som e sensações.

Quando processamos no cinestésico
Os cinestésicos reagem a estímulos sensoriais ou seja sensações. É o tipo de cliente que não consegue dizer / explicar o que quer, ele é melancólico, sentimental, processa lentamente, transmite uma imagem que tem todo o tempo do mundo. Os cinestésicos tratam as pessoas por diminutivos, como se fosse um amigo muito íntimo, abreviando o nome ou colocando apelidos de forma carinhosa. Outra característica dessa pessoa é a necessidade de tocar o outro enquanto fala. O cliente cinestésica precisa ser atendido ou ouvido sem pressa, é o cliente que vive convidando as pessoas na qual acabam de conhecer, porém sentem-se correspondido na comunicação para jantares, almoços, reuniões em que ele possa estar mais próximo das pessoas com quem compreende. Lembramos que o perfil deles é sensorial e possuem uma necessidade de sentir-se e pertencer-se.
- Afinal, como interagir com o cinestésico:
Quando você agendar um compromisso com alguém cinestésico é sempre aconselhável ligar minutos antes do encontro, ele normalmente atrasa
ou esquece-se do seu compromisso.
Palavras-chave: tempo, sensações, contato, confiança.

Agora que você já conhece como as pessoas processam as informações, basta saber conduzir a comunicação e o interesse de ambos, desenvolvendo um ambiente ou uma negociação mais prazerosa e assertiva.

Malu Neves
Estrategista de mercado pela UFPR, MBA em Marketing pela IBPEX, Tecnóloga em Gestão Estratégica em Vendas pela Faculdade Martinus PR, Practitioner em Programação Neurolinguística. Atua há mais de 20 anos na área comercial em pequenas, médias e grandes empresas.





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