31/08/2011

Projeto web: o seu é realmente viável?





Agências especializadas na estruturação de negócios na internet são boa opção para quem pretende abrir – e acertar – uma startup nesta área

Os levantamentos iniciais foram feitos e aquela sua ideia parece indiscutivelmente promissora. Tudo indica que ela está ‘redonda’, faltando apenas um ‘empurrãozinho’ ($) para ganhar as graças do mercado. Mas você já parou para pensar se ela está realmente adequada ao ambiente web? Quais variáveis devem ser consideradas na hora de estruturar um negócio na internet?

É justamente para evitar tropeços em questões como estas – e que, num futuro próximo, podem levar o empreendedor à amarga descoberta da inviabilidade da sua iniciativa – que o planejamento de um novo projeto web ganha uma importante aliada: a agência especializada na estruturação de negócios na internet.

Afinal, com a assessoria certa, você garante não apenas a análise de viabilidade do seu negócio, mas também que ele será 100% estruturado para um ambiente muito particular, sendo capaz de otimizar o ROI (Return on Investment) e as chances de gerar lucro efetivo. Isto fora toda a estruturação e desenvolvimento igualmente especializados.

Para dividir com vocês as vantagens de se contar com uma agência web especializada desde a maturação do projeto, o Startups Web conversou com a jornalista e empresária Valnísia Mangueira, proprietária do Guia Mamãe Maravilha, principal portal de conteúdo para mães e filhos do Paraná. Em entrevista ao nosso blog, ela contou como esta escolha otimizou a gestão e os resultados potenciais do seu negócio. Confira!

Startups Web – Primeiro, aquela pergunta clássica: por que investir em um negócio baseado na web?


Valnísia Mangueira – Hoje, algumas pesquisas já mostram que mais de 90% das pessoas que buscam um produto ou serviço fazem isto unicamente através da internet, o que é um índice bastante expressivo e que não pode ser ignorado. Além disso, mesmo sendo um portal escrito em Curitiba e direcionado para mães igualmente curitibanas ou da região metropolitana, as pautas abordadas no Guia Mamãe Maravilha trazem temas universais e que podem interessar a pais de todo o país. A internet derruba, então, as barreiras geográficas, permitindo que todos possam acessar as informações que a nossa equipe disponibiliza. Também contamos com um leque bastante diverso de conteúdos. De notícias a guia de empresas e classificados, temos de tudo um pouco. E a web possibilita que trabalhemos todos eles de forma plena e através de um sistema bastante prático de gestão.

SW – Vocês contaram com algum suporte no planejamento e implementação do projeto?


VM – Mesmo já tendo uma boa noção do mercado para mães e filhos no Paraná – meu sócio, o Alex Ardisson, é empresário deste segmento há 15 anos –, percebemos que, quando se transfere um negócio para a internet, ele ganha características muito peculiares e até diferentes daquelas com as quais estávamos habituados. Decidimos, então, contratar uma agência especializada em projetos web, que nos prestou assessoria no levantamento das funcionalidades e também na melhor forma de estruturar e conduzir o negócio no ambiente virtual. Mercadologicamente, foi essencial. Hoje, pouco tempo depois do lançamento, já sentimos algumas diferenças.

SW – Pode citar alguns destes benefícios?

VM – Acredito que o principal foi no aspecto comercial. Inicialmente, eu e meu sócio tínhamos pensado em a nossa equipe vender, por conta própria, os anúncios do guia de empresas e dos classificados. Porém, por sugestão da CreativeBizz (agência que decidimos contratar), o próprio internauta ganhou autonomia para comprar espaços e administrar seus anúncios. Além disso, a forma de gerirmos os nossos espaços publicitários (banners) foi igualmente sugerida pela agência, que nos deu uma base até de quanto cobrar (sendo que, hoje, já temos anúncios de empresas de grande expressividade local e nacional, como Johnson’s, Nuke e Bayer). O resultado, então, foi a possibilidade de o nosso time comercial focar um outro grupo de prospecções, uma vez que o site já é capaz de gerar vendas por si só. Todo o controle de caixa destas vendas também é feito pela internet, o que facilita bastante a nossa parte contábil. Tivemos, então, processos e possibilidades de lucro otimizados com esta assessoria.

SW – E na área de gestão? Algum impacto?

VM – Acredito que dois em especial: primeiramente, no que diz respeito à gestão do conteúdo, que é o coração do nosso portal e que pode ser feita de forma muito fácil e prática, bastando um computador conectado à internet. Ganhamos em rapidez e produtividade, sendo que, com isto, conseguimos ter uma produção mais ágil ou mesmo desempenhar atividades paralelas para o portal. Segundo, no que concerne à própria gestão de pessoas, já que a forma como o portal foi estruturado exige um esforço menor – e, consequentemente, uma equipe mais enxuta – para alcançar certos resultados. Ou seja: o investimento (ainda assim, feito uma única vez) no site pode se pagar facilmente, já que ele permite termos custos rotineiramente menores do que aqueles com os quais pensamos em arcar antes de recebermos a orientação da agência.

SW – E o cliente de vocês? Como se beneficia?

VM – Principalmente, por ter muito mais autonomia e agilidade no processo, além de um site mais dinâmico e de fácil navegação. No portal, ele não apenas encontra facilmente o que procura, mas também conta com ferramentas diversas para disponibilizar conteúdos de forma muito mais prática e eficiente. Exemplos disso são as ferramentas de recorte e upload múltiplo de imagens, ambas já integradas com o sistema utilizado no site pelo cliente, que leva menos tempo para postar um anúncio, mas com maior qualidade. Na área das buscas, vale um outro exemplo do impacto da contribuição da agência: ao contrário do que pensamos inicialmente – ter uma área de busca em cada espaço do site –, a empresa sugeriu que concentrássemos tudo num único local, de fácil acesso. A navegação, realmente, ficou bem mais eficiente desta forma.

SW – E quais os cuidados necessários na hora de contratar uma agência desta natureza?


VM – Digo que vale muito a pena, já que o cenário se torna muito mais claro e assertivo. Porém, é importante conhecer bem a agência com a qual se pretende trabalhar e, em especial, fazer o caminho inverso: assegurar que a agência também conheça muito bem o seu projeto. A empresa contar com uma boa estrutura também é essencial, já que o ideal é planejar e desenvolver o projeto com uma mesma empresa (afinal, ela já conhece bem a sua idéia e tem condições de contribuir de forma muito mais efetiva se participar do início ao fim do processo). Ficamos bastante satisfeitos com a agência que escolhemos, pelo fato de ela também oferecer uma equipe multidisciplinar e bastante experiente, o que considero ser outro ponto relevante. Outra boa dica é pedir exemplos práticos conquistados pela empresa e dar uma olhada no portfolio, para ver o que ela é realmente capaz de oferecer e você tenha a segurança de que fará uma boa contratação.

SERVIÇOS
CreativeBizz – Agência especializada em negócios web
Av. do Batel, 1230, torre B, sala 007 – Batel – 80420-090 – Curitiba/PR
www.creativebizz.com
(41) 3019-9500

FONTE: http://www.startupsweb.com.br/


                                                                                   

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