28/12/2015

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre o caminho percorrido para obter o sucesso (estudo de caso, resultado garantido)



Você parou para observar o quanto você esta sendo “roubado” por uma "overdose" de atividades para alcançar o sucesso?

Ou já parou para refletir por que vivemos em um ritmo acelerado e no mundo do "salve-se quem puder” e  “cabeças vão rolar”? Ou até mesmo as inúmeras tentativas milagrosas no qual engoliu boa parte do seu tempo e  do seu dinheiro?

Não é de hoje essa preocupação constante em encontrar o caminho ideal para alcançar o sucesso e reconhecimento, em especial no momento em que a economia volta a ficar instável tirando o sono de muitos profissionais, promovendo o desespero ao ponto de  sair dando “tiros” para todos os lados. Você se sente assim às vezes?

# ACREDITE: O sistema adora ver o "circo" pegar fogo e a grande massa é engolida sem sequer compreender o padrão hipnótico que é submetido, mas agora vou lhe apresentar um caminho seguro e honroso aos investimentos feitos para alcançar o sucesso profissional.
Preparado?
Vou lhe explicar através desse artigo uma técnica aliado a um case real, você irá terminar essa leitura com uma receita poderosa, no qual lhe ajudará a compreender o Cenário Atual x Cenário Desejado

Pegue um caderno e uma caneta, você irá desenhar o mapa e a trajetória necessária para alcançar o sucesso que você merece.




# O que significa a sigla SMART?
  •  eSpecífica: Detalhar com riqueza de detalhes o objetivo que deseja alcançar.
  • Mensurável: Clareza se é real o que você deseja atingir.
  • Atingível: Recursos necessários (tempo, dinheiro, deslocamento).
  • Relevante: Benefícios aplausíveis (reais) após alcançar o objetivo.
  • Temporal: Qual o prazo que levará até alcançar?

# Na prática: CASE  “Malu
  • eSpecífico: Ser uma grande especialista e estrategista em B2B e B2C, ser admirada e requisitada por todo mercado, intermediar grandiosos negócios.
  • Mensurável: É possível, mercado apresenta carência nesse perfil de profissional.
  • Atingível: Investimento e as Etapas: Graduação, Pós ou MBA, Intercâmbio e Networking.
  • Relevante: Reconhecimento pelo mercado, construir um legado, opção de escolha com quem eu desejo trabalhar.
  • Temporal: Em 06 anos

# Mindset ao aplicar técnica SMART:
Essa técnica não depende de sorte, não tem a ver com o mercado em que você atua, ou a região onde você esta, muito menos com a condição financeira ou qualquer outro fator que não esteja totalmente sob seu controle. É algo que só dependerá de você e da sua criatividade, tenha consciência ao dar sequencia a leitura e a técnica que vou lhe apresentar.

# Palavra chave: Disciplina

# Como foi o meu processo:
Na época em que tomei essa decisão - tinha somente uma coisa em mente - mudar o meu cenário profissional -  já não aguentava mais o ritmo cada vez mais assombroso e ameaçador do sistema corporativo. Eu sempre acreditei no “ganha-ganha” justo, onde ambas as partes ganham, mas o modelo de trabalho no qual eu estava submetendo era injusto seguido do modelo “era industrial” no qual o sistema faz acreditar na falsa ilusão da  “segurança do CLT” e nos “benefícios” quando chegar a época da aposentadoria.

Essa conta para mim não fechava, era um des-serviço com a missão nesse mundo, sentia me “emburrecendo”  e desonesta com o meu talento profissional.

# Primeira etapa:
Busquei estudar cases de profissionais bem sucedidos, a partir dai qual seria a trajetória ideal para eu alcançar o resultado que desejado, mesmo sendo visto por muitos como “surreal” dentro do cenário que eu vivia.

Recordo-me bem a época da faculdade -  onde inicie a minha saga -  a opção era “vender” o almoço para pagar as "suaves" mensalidades – sim, literalmente vendia o almoço - o meu ticket almoço era o “recurso” que tinha e empregar muito bem na época, deixava os 13%  para o dono do estabelecimento no qual me ajudava na comprando o meu ticket.

Em minha mente eu resignificava para fortalecer a minha resilencia >  a estratégia do ticket era o preço do “investimento para alcançar o sucesso”.

# Segunda etapa:
Consegui enfim concluir a primeira etapa “graduação concluída”. Ainda em sala de aula e visando a próxima etapa da técnica SMART, foquei na força do "networking" e consegui evoluir e mudei de trabalho, agora com mais benefícios financeiros ( $ ) maiores do que o ticket de almoço. Bem, faltavam mais alguns degraus, na mesma semana que me graduava eu participava do processo seletivo para a próxima etapa, o tão sonhado curso de MBA, ah, detalhe o MBA era 03 vezes mais o investimento da faculdade - se o pagamento da faculdade era doloroso -  imagine agora 03 vezes mais - bem então usei a técnica do "bungee jump" e me joguei no processo seletivo de uma das mais bem conceituadas instituições da minha cidade, a única coisa que tinha em mente era “ lá esta a porta de entrada para o próximo nível”, o dinheiro que tinha  na época pagaria no máximo os  03 meses de curso.

Meu mindset (modelo mental) nessa época estava orientado para resultados – elaborei a seguinte fórmula “Networking Seleto + Conhecimento Aplicado + Instituição Conceituada no currículo” essa era a combinação que me levaria para a próxima fase.

# A negociação: Instituição X Empresa
Passei no processo seletivo do MBA UFPR e lá eu estava, no meio de renomados profissionais  e influenciadores do mercado nacional. Passaram-se os 03 meses e como esperado acabou o dinheiro e em contra partida eu estava apaixonada pelo curso, estava me dando empoderamento e muitas  possibilidades de carreira eu visava em sala de aula, então coloquei em prática o meu poder de negociação  -  “plano B” - negociar com o coordenador do curso -  negociar com a empresa onde trabalhava por uma bolsa. Obtive sucesso, passei a pagar o curso a cada final de semestre, consegui 50% da bolsa via a empresa em que trabalhava na época e  assim consegui finalizar o MBA.

Faltava ainda o processo deintercâmbio, minhas aventuras ao escolher um país onde pudesse aprender o idioma rápido (na época dominava somente o idioma nativo Português) e ao mesmo tempo fomentar negócios “Pimba” consegui, passei uma boa temporada no exterior, aprendi, fechei negócio, tudo como planejei via a técnica SMART.  A etapa intercâmbio merece um artigoexclusivo, quero apresentar técnicas avassaladoras e todas as manobras que fiz para concluir a minha projeção no mercado internacional com os poucos recursos que tinha. Acompanhe-me, sempre é muito bom compartilhar e fomentar todas as possibilidades, se você é como eu, acredita que o SOL nasce para todos e só precisa de um bom planejamento e técnica simples, será um prazer continuar essa conversa, deixe seu comentário.

# Conclusão Final: Para alcançar o sucesso desejado tenha sempre em mente “só dependerá de você,” exclusivamente das suas tomadas de decisões. Então, que tal colocar e rabiscar no papel agora mesmo o que você precisa para alcançar o sucesso merecido através da técnica SMART.  

Desejo sucesso, pois sei que a sorte  já esta em você!
Te vejo no pódio campeão!


Empreendedora digital, Especialista e Intermediadora em Negócios, Estrategista em Inteligência de Mercado. Cofundadora do Networking, o maior grupo de networking no LinkedIn Brasil, gerencia cerca de 100 mil integrantes em seus grupos. Desenvolve soluções digitais e apoia empresas e profissionais inovando os negócios na web. Practitioner em PNL, Graduada em Gestão Estratégica em Vendas e com MBA em Gestão Estratégica pela UFPR